terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Receita de Pão de Centeio Puro 100%

Receita de Pão de Centeio Puro 100%

muito bom!

O pão de centeio que geralmente é vendido sempre tem um pouco de farinha de trigo pra crescer mais.. mas o pão de centeio PURO tem muitos benefícios!
Ele é muito recomendado em dietas, porque ele enche a barriga e satisfaz com menor quantidade, além de ter o poder cientificamente comprovado de reduzir a probabilidade do desenvolvimento do Diabetes ;-)
A Rússia, Ucrânia, Alemanha, Lituânia e países escandinavos ADORAM um pãozinho preto.. e existem milhares de variações ;-)

Ingredientes

- 4 xíc. de farinha de centeio (e farinha de centeio extra para sovar)
- 350 ml de água morna (não quente, senão mata o fermento)
- 1 colh. (sopa) cheia de manteiga
- 2 colh. (chá) de sal
- 1/4 colh. (chá) de açúcar
- 1 pacotinho de fermento biológico seco (~2 colh. (chá) bem cheias)
- 1 mão de iniciador (opcional) (aquela massinha viva, fermento caseiro, que sobrou do kvass e você guardou na geladeira... ela ajuda a massa crescer mais rápido)
Preparo

Em uma tigela alta, misture a farinha de centeio + sal.
Em um potinho separado, coloque a água morna + açúcar + manteiga + fermento + 1 colh. (chá) de farinha de centeio.
Misture, cubra com um papel e espere uns 5-10 minutos (vai começar a borbulhar).
Abra um buraco no centro da farinha e coloque 1 mão do iniciador (se tiver), se não tiver não tem problema... e daí despeje a mistura de fermento por cima.
Vá misturando até formar a massa.
Se precisar vá adicionando mais farinha aos poucos (o ponto varia bastante dependendo da farinha).
Unte as mãos com óleo para facilitar o manuseio.
Sove bem, polvilhe um pouco de farinha de centeio por cima, cubra com um pano e deixe descansar 1 hora ou até dobrar de volume.
Depois de descansar, sove o pão novamente, faça o formato de pão que preferir (eu fiz redondo), coloque em uma assadeira untada.
Cubra com um pano novamente e deixe descansar mais 1 hora.
Esse tempo de descanso é importante para o pão de centeio puro, porque o amido do centeio é mais difícil de ser quebrado pelo fermento e, por isso, o pão demora mais para crescer.
Depois disso, é só assar o pão bonitão no forno a 200C por uns 40 minutos (é bom espetar com um palito de churrasco pra ver se já está cozido por dentro.. tem que sair limpo).
Pronto!
E fica fofinho! ;-)

7 comentários:

  1. Eu gostaria de comprar já pronto o pão de ceteio que não levasse farinha de trigo. Esta receita é ótima, mas é difícil pra mim ficar fazendo sempre, pois queria tirar ao máximo o trigo da minha alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, gostei do pão mas realmente precisa de tempo pra fazê-lo.
      Pra mim já é um pouco mais viável fazer pois estou em casa cuidando de meus filhos!

      Excluir
  2. Eu sempre que vou a São Mateus do Sul compro um pão de centeio que eles fazem lá - é uma colônia de origem polonesa - que éles chamam de broa de centeio é a mesma receita que você descreveu aqui ou é variada ou diferente dessa.
    Otávio -
    octavinhus@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz anos que eu não passo por São Mateus do Sul, mas é uma região muito legal pra fazer turismo e ver os fósseis encontrados no folhelho :-)
      Eu não sei te dizer se é a mesma receita, mas existem várias combinações que dão um pão de centeio gostoso...as que eu posto geralmente são Russas, polonesas, alemãs, tchecas... é tudo por essas bandas..rs.. um ótimo, que eu particularmente gosto muito, é o Pão de Centeio com Cerveja... que você encontra também aqui no blog... ele é misturado com farinha de trigo, mas o resultado é excelente.. :-) http://coisinhasdabarbara.blogspot.co.uk/2009/10/receita-de-pao-de-centeio-com-cerveja.html

      Excluir
  3. Quero lhe agradecer por esta receita. Estou fazendo ela a mais ou menos uns dois meses e já comprovei o resultado, mais disposição e emagreci também. A receita é ótima.......muito obrigada Bárbara!

    ResponderExcluir
  4. Sempre que vou á minha cidade natal, São Mateus do Sul, compro a broa de centeio de lá, que acho que é parecida com a em sua.Estou fazendo o pão agora! Mas como não tenho muito tempo disponível, estou tentando uma dica que vi para pão integral: cobrir com um pano úmido e deixar crescer no forno com temperatura mínima e a porta entreaberta. Diz que reduz o tempo pela metade. Se der certo eu aviso! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  5. Olá,Bárbara,

    Obrigado pela ótima receita. Dividi a massa em duas e ficaram dois panzarrões deliciosos, que foram rapidamente devorados. Não sei se vamos emagrecer desse jeito...

    Um grande abraço,

    Ivan

    ResponderExcluir