quinta-feira, 22 de maio de 2014

Onde a Dilma Fez a Forra: Crítica Gastronômica do Restaurante Terra-Cafeína, Porto - Portugal

Onde a Dilma Fez a Forra: Crítica Gastronômica do Restaurante Terra-Cafeína, Porto - Portugal 

chique no úRtimo !!!

Hoje vamos fazer uma avaliação do Restaurante Terra-Cafeína, que fica na cidade do Porto, em Portugal.
Vocês vão se surpreender com o check-up geral das características positivas e negativas do "tal restaurante" que a presidente do Brasil fez uma visitinha inesperada com os seus assessores, que rendeu um belo de um escândalo na mídia esses tempos atrás.

A História

Por acaso, eu que vos falo estava procurando um restaurante pra rechear o meu mundo interior, quando um senhor falou - "vai ali que é onde a presidente foi"...
CAPAZ... vão roubar minha carteira só pra entrar no restaurante... ok.. vamos dar uma espiada de João-sem-braço para ver o preço do menu antes de sair de fininho.

E não é que é "sobrevivível" o preço?
Ainda mais se for comparar com o Brasil, onde o povo perdeu a noção de preço das coisas e quer barrinhas de ouro como pagamento de uma porção de angu de fubá com sal.
Pois bem..

POSITIVO: O prato mais caro do menu principal custa 18,50 euros (R$55,90).

Ambiente

O restaurante tem uma estrutura interessante. No piso zero ele possui um tipo de sushi-bar, que não vai entrar na nossa avaliação, e no piso 1 o restaurante em si, com o menu principal.

POSITIVO: o ambiente é maravilhoso, íntimo e impecável.

NEGATIVO: 1- as luzes formam uma penumbra muito escura, que não permite visualizar bem o que vai ser consumido, deveria ser um pouquinho mais claro, ou ter luzes direcionadas para todas as mesas (algumas estão mais esquecidas na escuridão).
                      2- As mesas juntas à sacada são para o ambiente de fumantes (um não-fumante pode se sentar, mas vai ter que "se defumar" de cigarro de outras mesas).

Menu

O menu principal do restaurante tem 2 páginas, ou seja, sucinto, mas bem organizado. +
A carta de vinhos é boa, tendo um grande diapasão de preço vs. qualidade.

POSITIVO: É possível pedir uma garrafa de um bom vinho, pelo mesmo preço que se pagaria por ele em um restaurante de shopping center. Ao mesmo tempo, também possuem vinhos especiais de quase R$700 reais a garrafa para os mais apoderados aquisitivamente.

NEGATIVO: a primeira opção de vinho que foi escolhida estava desfalcada e o restautante não tinha no momento.

Couvert
Custa 2,50 euros por pessoa e é servida uma porção de pão rústico e palitinhos de pão crocante, uma porçãozinha de uma pasta verde de frango e uma porção de azeite de oliva temperado com vinagre balsâmico e especiarias (divino) +

Avaliação dos Pratos Principais

Dois pratos prindipais foram avaliados:

1- Magret de Pato com Risotto de Porcini e Creme de Foie Gras.
traduzindo: peito de pato grelhado e fatiado, com risoto de cogumelos italianos e creme de patê de fígado de ganso.

2- Filé Mignon com Redução de Vinagre Balsâmico.
traduzindo: filé mignon grelhado fatiado, com molho de vinagre balsâmico evaporado; acompanha conserva de beterraba e batata duquesa (purê de batata assado).

POSITIVO: As refeições estavam praticamente impecáveis e divinas - parabéns ao Chef.

Os pratos tem uma apresentação excelente, os enfeites condizem com o prato e complementam o sabor dos mesmos.

O pato estava no ponto certo, tenro, com o pink por dentro, mas não cru.
O risoto estava um pouco salgado, mas levando-se em conta que o restaurante é português, para o padrão deles está excelente. Particularmente eu achei que estava suave demais e eu deixaria o gosto do porcini um pouco mais acentuado. O alecrim do enfeite dava um toque especial no gosto do risotto.
O creme de foie gras, estava suave e divino.

O filé mignon foi pedido ao ponto. Estava tenro, impecável, porém poderia estar um pouco menos sangrento no centro. A redução de vinagre balsâmico estava perfeita e ornava perfeitamente com o mignon grelhado.
A conserva de beterraba do acompanhamento estava suave e bem-feita. As batatas duquesa também estavam bem-feitinhas.

Avaliação da sobremesa/ Queijo

Sobremesa: Sorvete de chá verde

POSITIVO: A apresentação do prato novamente muito bem-feita e a qualidade do sorvete excelente.

O prato consiste em uma bola de sorvete de chá-verde, feito com matcha, não muito doce. O sorvete vem dentro de uma cestinha de waffle crocante e o prato desenhado com clada de framboesa, também não muito doce, mas que dá um contraste de sabor interessante.

Queijo: haviam 3 opções de queijo a escolher: gorgonzola, fontina ou taleggio. O escolhido foi fontina.

POSITIVO: o prato veio com uma apresentação muito bonita e com acompanhamentos interessantes para o queijo escolhido.

O queijo fontina é um queijo duro. Ele veio acompanhado de surdegsknäcke e uma porção de cebolas caramelizadas. Para quem não sabe, o surdegsknäcke é um pão sueco de centeio, feito com a massa levedada, em camadas hiper fininhas como uma crostata.

Atendimento

Esse foi um ponto sério e por isso deixei para o final.
Levando-se em conta que o restaurante não é qualquer um, espera-se que o atendimento seja à altura.
Na minha opinião, independentemente se a pessoa está bem-vestida ou não, ela é cliente, está pagando e tem que ser bem tratada como qualquer outro cliente.
No caso eu estava vestida simples, porque nem estava planejando em comer num restaurante deste tipo.
Meu marido é estrangeiro, então no caso eu estava em uma situação "tríbrida"... porque falava inglês e português, mas que não deixa de ser estrangeiro porque não é o português deles.

Antes de tudo, nós pedimos a carta para ver o naipe do negócio e aí sim pedimos uma mesa para se sentar.
Meu marido queria na varanda... o garçom disse que era para fumantes, meu marido falou não tem problema, então o garçom falou que estavam reservados. Então meu marido queria uma mesa mais próxima da varanda, mas o garçom falou que não porque ela mesa de 6 lugares, então ele apontou as mesas que poderíamos escolher.

NEGATIVO: Nisso, este garçom mais os 3 outros começaram a ter acessos de risos, como se nós fôssemos da favela ou praticamente macacos de circo.

Ignorei e sentei-me à mesa.

NEGATIVO: me deram só um menu, então tive que pedir mais um para o meu marido também poder ler. O garçom me ignorou completamente e ficou zanzando em volta, dando risadas, contando piada, zuando da gente atrás do bar, fazendo outras coisas, como se eu não houvesse pedido nada ?!?!?!(nesse momento pensei seriamente em deixar o restaurante).

Foi então que meu marido a chamou em inglês e colocou-os no seu devido lugar e a partir de então nos trataram como seres humanos. Ele disse sarcasticamente: Eu entendo que vocês estão muito ocupados no momento, mas será que poderiam me trazer finalmente o menu que minha mulher já pediu há tantos minutos atrás?

A partir de então ocorreu tudo nos conformes, a não ser a mãozinha arisca do garçom afoito em retirar os pratos da mesa... tanto o couvert quanto o prato principal. Ele perguntou para mim se já havia terminado, disse que sim. Retirou o meu prato e começou a tirar o prato do meu marido que ainda estava comendo, mas entendeu rápido e voltou o prato com a mãozinha esfomeada dele :-)

No final, pedimos a conta e pedimos para que chamassem um taxi às 10:00 (eram 09:45 no momento).
Trouxeram a conta e o taxi tamém de imediato !
Disse um adeus triste para o resto de vinho no copo, pensei foda-se essa merda, mas deixe 1 euro de gorjeta porque ligaram para o taxi.

Resumindo

Restaurante com ótimo ambiente, ótima comida, preços não-exorbitantes para o grau de sofisticação, mas que peca no atendimento que requere devido ao tipo de estabelecimento.
Uma sugestão para o proprietário seria o treinamento dos garçons para lidarem da mesma forma, não importa a quem estão servindo, porque cliente é cliente, e também... quando se menos espera... pode ser um crítico de gastronomia :-D

Espero que vocês tenham gostado da minha avaliação, o espaço está aberto para comentários e sugestões :-)
PS: não pedi o bacalhau à Dilma de propósito :-)

Vou arranjar uma receitinha especial de mignon com redução de vinagre balsâmico para passar para vocês aqui no blog em breve ;-)

Pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...