quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Receita de Cidra Espumante (Apfelschorle)

Receita de Cidra Espumante (Apfelschorle)

Fonte da imagem: foodieslovethis.com
muito bom!!!!

A cidra espumante (Apfelschorle ou Sparkling Cider) é uma bebida de maçã naturalmente gaseificada, que além de deliciosa é super fácil de fazer!
Ela pode ser feita com suco natural de maçã comprado de sua preferência, ou, para melhores resultados (na minha opinião), feita com suco de maçã caseiro coado, seja feito com juicer ou algo semelhante.
Se você decidir fazer esse refrigerante caseiro com suco natural, você vai precisar em torno de 7,5 Kg de maçãs para obter 4 litros de suco ;-)
Tudo que é preciso é adicionar um pouco de fermento biológico em um pouco de suco de maçã, colocar em garrafas de refrigerante usadas bem limpinhas e esperar gaseificar :-).
O suco natural de maçã tem naturalmente açúcar o suficiente para alimentar as leveduras e assim gaseificar a cidra sem nenhuma adição.

Fonte da imagem: foodieslovethis.com

Mas, é claro que se você quiser adicionar algum aroma extra, você pode adicionar canela, baunilha ou qualquer outra especiaria que quiser, antes de colocar o fermento.
Para isso, você precisa esquentar o suco junto com as especiarias para pegar o gosto, e depois ter certeza de que o suco esfriou completamente antes de adicionar o fermento.


Segurança em primeiro lugar!

• Limpe as garrafas e Equipamentos: Lave todos os seus equipamentos e garrafas com água e sabão e enxague bem. Não é necessário esterilizar, mas a limpeza é ainda importante.
• Use Garrafas adequadas para a fermentação: Apenas fazer cidra espumante em garrafas aptas. Garrafas de refrigerante e garrafas de vidro top swing são especificamente projetadas para suportar a pressão de gaseificação. Outras garrafas, mesmo recipiente original de vidro simples pode quebrar sob a pressão.
• Leve à geladeira quando gaseificado: Refrigerar a cidra espumante tão logo puder sentir que as garrafas de plástico estão sólida ao toque. A refrigeração faz o fermentodormir e impede a cidra de fermentar em excesso. Há alguma margem para erro aqui, mas se não refrigerar, a pressão vai continuar a aumentar e as garrafas vão explodir.


Rendimento: 4 litros

Ingredientes

- 4 litros de suco natural de maçã (de preferência fresco)
- 1/4 colh. (chá) de levedura para champagne ou fermento biológico seco para pão

Preparo

Coloque 1/2 xíc. de suco em um copo e despeje o fermento (deixe o suco em temperatura ambiente ou no máx. morninho, para não matar o fermento).

Fonte da imagem: foodieslovethis.com

Misture bem para dissolver.
Despeje essa mistura dentro do resto do suco e mexa bem para misturar homogeneamente o fermento por toda a bebida.
Fonte da imagem: foodieslovethis.com

Distribua o suco nas garrafas onde  ele vai fermentar (não encha a garrafa completamente, eu sugiro encher 2/3 da garrafa para não ter surpresas - pode usar garrafa de refrigerante de plástico).
Feche bem e coloque uma etiqueta com a data em que foi feito.
Coloque as garrafas de preferência no escuro (ou longe do sol direto) e deixe descansar por aproximadamente 24 horas.

Fonte da imagem: foodieslovethis.com

A cidra vai estar pronta quando as garrafas de plástico estiverem durinhas.

Fonte da imagem: foodieslovethis.com

MAS, lembre-se de que dependendo de onde você mora, se for muito quente, a cidra vai ficar pronta antes do tempo.. fique de olho nela ;-)
Coloque as garrafas na geladeira assim que estiverem prontas.
Gele por no mínimo 6 horas e consuma dentro de 2 semanas.
Na hora de abrir a garrafa, abra devagar e dentro da pia, caso saia muito gás e derrame.
Pronto!

PS:
Levedura de Champagne vs fermento de pão: É interessante procurar levedura de champanhe em uma loja local de abastecimento de cerveja ou online. Esta levedura faz uma cidra espumante com um sabor limpo, brilhante e pequenas bolhas efervescentes. 


Fonte da imagem: foodieslovethis.com

O fermento de pão pode ser usado se você está desesperado por cidra, mas ele pode dar um pouquinho de gosto para a cidra. (Guarde o fermento não usado em um recipiente fechado no congelador.)
• Álcool na cidra espumante: Algum álcool é sempre formado quando o fermento é usado para fermentar uma bebida. No entanto, o tempo de fermentação curto da cidra espumante impede-a de tornar-se muito alcoólica. A cidra espumante tem normalmente um teor inferior a 1% de álcool quando fabricada como indicado.
• Para fazer cidra (Vinho de maçã) : Sim, você pode fazer cidra apenas deixando a cidra continuar a fermentar! Em vez de engarrafar imediatamente, você vai selar a garrafa com uma trava de fermentação para permitir que o dióxido de carbono escape. Além disso, use 2 colh. (chá) de fermento para realmente obter uma boa fermentação. Uma vez que a fermentação terminar, então você pode engarrafar a cidra. 
Fonte da imagem: foodieslovethis.com

11 comentários:

  1. Parece ser delicioso!!! nem imaginava q era tão simples de fazer! Parabéns, seu site é maravilhoso, com receitas diferentes e realizáveis.

    ResponderExcluir
  2. Ja ajudei um amigo a fazer. Na verdade lavamos as maçã pra ele, quase 300 kg fizemos no inverno e no verão bebemos muita cidra. Vou tentar está receita.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber de não dá para fazer com levedura de cerveja.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a levedura de cerveja, que é o fermento de pão deixa um gosto muito forte e destrói o gosto da bebida... ele borbulha, mas fica com gosto ruim...rs

      Excluir
  4. Olá. Por favor, é 1/4 de colher de sopa, que seria uma de chá ou 1/4 de colher de chá? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é 1/4 de colher de chá mesmo, é pouquinho, senão fica forte demais o gosto e explode as garrafas ;-)

      Excluir
  5. gostaria de tirar uma duvida mesmo esperando o processo de fermentação terminar ela continua gaseificada?E quanto tempo leva para a fermentação total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quanto mais tempo fermentar, maior vai ser o teor alcoólico... se você fechar só com uma gaze o ar escapa e não fica tanto dentro da bebida... mas daí ela perde as características... porque cidra é tradicionalmente uma bebida frizante

      Excluir
  6. Bom dia, quanto tempo passa mais ou menos para a garrafa ficar durinha? Quantos dias?

    ResponderExcluir
  7. Ola, você poderia passar os passos de como fazer o suco de maçã? você adiciona quantos litros de água? e faz algum tratamento para evitar seu escurecimento? Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  8. Sou fabricante de mini usinas de álcool, depois de fermentado o vinho, vc pode destilar numa mini usina e fabricar bebida destilada ou álcool hidratado. Meu whatsapo: +55 99 98110 1203 - FRANCISCO GAÚCHO. UM ABRAÇO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...