Receita Universal Para Pães Com Massa-Mãe Madura

Receita Universal Para Pães Com Massa-Mãe Madura

Fonte da imagem: thefreshloaf.com
interessante!!

Muitas pessoas que mantêm o seu "fermento caseiro/ massa-mãe, madre, ácida, levedada" não fazem pães com tanta frequência, e morrem de dó de jogar fora parte do fermento que estava na geladeira, para poder re-alimentar a sua cultura.
Então elas simplesmente adicionam alimento "proporcional" para o fermento e quando se deparam com a geladeira, elas tem um monte de massa levedada para usar.

Se quando você abre a geladeira você acha que o seu fermento vai pular para fora e te atacar de tão grande... essa receita é especialmente para você!!!

Descobri por acaso, uma receita universal francesa, que serve como guia de quantidades, para fazer pães utilizando justamente essa massa de fermento que seria descartada inevitavelmente.
A autora é Flo Makanai, que faz pães com massa-madre há 20 anos.
Originalmente chamaram a receita de "1, 2, 3, Pain Au Levain" ... mas ela é genérica e tão boa, que realmente é uma "Receita Universal".

- Líquido: o líquido usado no seu pão pode ser água, leite, leite de arroz, leite de soja, de aveia, de amêndoas, etc...
- Farinha: pode ser somente de 1 tipo ou a mistura de várias.
Os melhores resultados podem ser obtidos usando uma mistura de 10% de farinha de centeio + 20% de farinha integral + 70% de farinha normal para pães.

É claro que se você quiser você pode adicionar outros ingredientes na massa, como matéria grassa (óleo, manteiga, banha), mel, xarope de ágave, frutas secas, sementes de todo tipo, toucinho, tomates marinados, queijos, ervas, etc.

Fonte da imagem: thefreshloaf.com

Receita Universal

Peso de Massa-Mãe Madura: A
Peso de Líquido:       2A
Peso de Farinha:       3A
Peso de Sal: de 1,8% ~ 2% de 3A

Ex: se o peso de massa-mãe é 125g , então A= 125g
portanto, Peso de líquido = 2A = 250g ,
Peso de farinha = 3A  = 375g ,
Peso de sal = (3A x 2)/100 = ~ 7g

Preparo

Misture a massa-mãe madura + água + farinha.
Deixe descansar 30 minutos coberta com um pano úmido.
Sove a massa adicionando o sal.
Deixe crescer novamente (dobrar de volume) e asse em forno a 200C por uns 30-40 minutos, fazendo o teste do palito (espeta o pão, se o espeto sair limpo, está cozido).
Pronto!

Fonte da imagem: manakaibio.com



Um comentário:

  1. Tudo vem na hora certa, encontrei hoje essa explicação e era tudo que eu precisava, vou usar minha massa madre com esses ensinamentos. Obrigada.

    ResponderExcluir