Receita de Pão de Centeio Puro 100%
muito bom!
O pão de centeio que geralmente é vendido sempre tem um pouco de farinha de trigo pra crescer mais.. mas o pão de centeio PURO tem muitos benefícios!
Ele é muito recomendado em dietas, porque ele enche a barriga e satisfaz com menor quantidade, além de ter o poder cientificamente comprovado de reduzir a probabilidade do desenvolvimento do Diabetes ;-)
A Rússia, Ucrânia, Alemanha, Lituânia e países escandinavos ADORAM um pãozinho preto.. e existem milhares de variações ;-)
Ingredientes
- 4 xíc. de farinha de centeio (e farinha de centeio extra para sovar)
- 350 ml de água morna (não quente, senão mata o fermento)
- 1 colh. (sopa) cheia de manteiga
- 2 colh. (chá) de sal
- 1/4 colh. (chá) de açúcar
- 1 pacotinho de fermento biológico seco (~2 colh. (chá) bem cheias)
- 1 mão de iniciador (opcional) (aquela massinha viva, fermento caseiro, que sobrou do kvass e você guardou na geladeira... ela ajuda a massa crescer mais rápido)
Preparo
Em uma tigela alta, misture a farinha de centeio + sal.
Em um potinho separado, coloque a água morna + açúcar + manteiga + fermento + 1 colh. (chá) de farinha de centeio.
Misture, cubra com um papel e espere uns 5-10 minutos (vai começar a borbulhar).
Abra um buraco no centro da farinha e coloque 1 mão do iniciador (se tiver), se não tiver não tem problema... e daí despeje a mistura de fermento por cima.
Vá misturando até formar a massa.
Se precisar vá adicionando mais farinha aos poucos (o ponto varia bastante dependendo da farinha).
Unte as mãos com óleo para facilitar o manuseio.
Sove bem, polvilhe um pouco de farinha de centeio por cima, cubra com um pano e deixe descansar 1 hora ou até dobrar de volume.
Depois de descansar, sove o pão novamente, faça o formato de pão que preferir (eu fiz redondo), coloque em uma assadeira untada.
Cubra com um pano novamente e deixe descansar mais 1 hora.
Esse tempo de descanso é importante para o pão de centeio puro, porque o amido do centeio é mais difícil de ser quebrado pelo fermento e, por isso, o pão demora mais para crescer.
Depois disso, é só assar o pão bonitão no forno a 200C por uns 40 minutos (é bom espetar com um palito de churrasco pra ver se já está cozido por dentro.. tem que sair limpo).
Pronto!
E fica fofinho! ;-)
Eu gostaria de comprar já pronto o pão de ceteio que não levasse farinha de trigo. Esta receita é ótima, mas é difícil pra mim ficar fazendo sempre, pois queria tirar ao máximo o trigo da minha alimentação.
ResponderExcluirConcordo plenamente, gostei do pão mas realmente precisa de tempo pra fazê-lo.
ExcluirPra mim já é um pouco mais viável fazer pois estou em casa cuidando de meus filhos!
Faça os pães e congele para o mês todo.
ExcluirEu faço por encomendas. Oficina de Pães - 18/99745-7377 mando por sedex 10
ExcluirEu faço por encomendas. Oficina de Pães - 18/99745-7377 mando por sedex 10
ExcluirEu sempre que vou a São Mateus do Sul compro um pão de centeio que eles fazem lá - é uma colônia de origem polonesa - que éles chamam de broa de centeio é a mesma receita que você descreveu aqui ou é variada ou diferente dessa.
ResponderExcluirOtávio -
octavinhus@gmail.com
Faz anos que eu não passo por São Mateus do Sul, mas é uma região muito legal pra fazer turismo e ver os fósseis encontrados no folhelho :-)
ExcluirEu não sei te dizer se é a mesma receita, mas existem várias combinações que dão um pão de centeio gostoso...as que eu posto geralmente são Russas, polonesas, alemãs, tchecas... é tudo por essas bandas..rs.. um ótimo, que eu particularmente gosto muito, é o Pão de Centeio com Cerveja... que você encontra também aqui no blog... ele é misturado com farinha de trigo, mas o resultado é excelente.. :-) http://coisinhasdabarbara.blogspot.co.uk/2009/10/receita-de-pao-de-centeio-com-cerveja.html
Quero lhe agradecer por esta receita. Estou fazendo ela a mais ou menos uns dois meses e já comprovei o resultado, mais disposição e emagreci também. A receita é ótima.......muito obrigada Bárbara!
ResponderExcluirSempre que vou á minha cidade natal, São Mateus do Sul, compro a broa de centeio de lá, que acho que é parecida com a em sua.Estou fazendo o pão agora! Mas como não tenho muito tempo disponível, estou tentando uma dica que vi para pão integral: cobrir com um pano úmido e deixar crescer no forno com temperatura mínima e a porta entreaberta. Diz que reduz o tempo pela metade. Se der certo eu aviso! Obrigada pela receita!
ResponderExcluirOlá,Bárbara,
ResponderExcluirObrigado pela ótima receita. Dividi a massa em duas e ficaram dois panzarrões deliciosos, que foram rapidamente devorados. Não sei se vamos emagrecer desse jeito...
Um grande abraço,
Ivan
Faço com frequência pão de centeio. Uso apenas farinha de centeio, água, fermento e sal. Uso fermento biológico granulado, que misturo na farinha e com o sal. Depois, adicionar água morninha e amassar à mão ou com colher de pau. A massa deve ficar bem consistente, portanto não adicionar muita água. Deixar levedar até que dobre o volume. Tender para um tabuleiro enfarinhado e deixar levedar novamente até dobrar o volume. Cozer, em forno a 200º, por uma hora. Fica delicioso!
ResponderExcluirJaime, tem como me passar as quantidades que vc usa, por favor?
ExcluirJaime por favor em minha cidade n existe esse pão nem encomendando se puder me enviar pro meu Gmail djanegalabre@gmai.com sua receita está mais simplificada para quem nunca fez,eu te agradeço.Em minha cidade ninguém vende obrigado
ExcluirParece-me deliciosa a receita! Este pão pode ser congelado?
ResponderExcluiracho que sim
ExcluirÉ fácil encontrar farinha de centeio?malguém sabe onde eu compro no Rio?
ResponderExcluirVoce encontra nas casas Pedro.
ExcluirVoce encontra nas casas Pedro.
ExcluirReceita perfeita, pão macio e saboroso, com gosto de infância e lembranças do meu avô!!!
ResponderExcluirReceita perfeita, pão macio e saboroso, com gosto de infância e lembranças do meu avô!!!
ResponderExcluirReceita maravilhosa. Tive que acrescentar mais 1 ou 2 xícaras de centeio para dar o ponto da massa. Na próxima vez vou colocar farinha de trigo integral e linhaça para experimentar. Parabéns pela receita!!
ResponderExcluirFarinha de trigo, integral ou nao, tem Alto índice glicêmico. Perde a graça.
ExcluirDuas dúvidas:
ResponderExcluir1 - Qual o ponto da massa?
2 - 1/4 colher (chá) de açúcar é um quarto da colher (achei pouco) ou de 1 a 4 colheres?
Obrigado!
o açúcar é só uma pitada pra ajudar a levedar mais rápido.... a massa tem que desgrudar das mãos... se precisar adicione mais farinha aos poucos sem medo ;-)
ExcluirFiz tudo como manda a receita, mas o meu pão ficou duro e pesado, o que será que deu errado?
ResponderExcluirTambém segui direitinho e ficou muito duro
ExcluirFiz tudo como manda a receita, mas o meu pão ficou duro e pesado, o que será que deu errado?
ResponderExcluirGostei da receita.. vou fazer minha cunhada e diabética. eu quero parar de comer pão de farinha. motivo por ser inflamatório. agradecida.
ResponderExcluirhttp://www.paohamburgo.com.br/index.php
ResponderExcluirEssa receita leva farinha de trigo. Isso não é bom. Tem que ser puro centeio a broa
ExcluirSerá que acrescentando ovos dá ponto? Ovo é um alimento super saudável...
ResponderExcluirOlá bom dia, eu fiz e o meu pão ficou meio amargo. Fiz algo de errado? Ele ficou lindo, enorme, fiquei surpresa pela consistencia final dele, mas o gosto ficou meio amargo. Moro em Belo Horizonte, será que deve ficar menos tempo levedando, por causa do calor? Penso que o amargo vem da levedura que alcoolizou. E será que posso fazer uma versão doce desse pão. Agradeço pela receita, mesmo ficando meio amargo, adorei o resultado.
ResponderExcluirAbraços
Olá bom dia! Fiz o pão e o meu ficou salgado, coloquei o sal de acordo com a receita, tem algum segredo na hora da fermentação da água, manteiga, açúcar e fermento?
ResponderExcluirBoa tarde, essa receita é adaptável para fazer na panificadora?
ResponderExcluir