quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Receita de Pretzel Genérico



Receita de Pretzel Genérico



quem não gosta de Pretzel?

quem nunca passou perto da mulherzinha que dá pedacinhos de graça, p/ traçar um, só porque eles cobram o olho da cara por aquela massinha deliciosa?
como eu sou adepta de que o conhecimento não deve ser pago..rs
aqui vai a receita genérica do Pretzel!
Vamos comer Pretzel!
Vamos nos estufar de Pretzel!

PS: mas sem ficar pobres!


eu já fiz... fica bem fiel ao original...

Ingredientes

- 1 colh. (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água morna
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 e 1/2 colh. (sopa) de manteiga
- 2 colh. (sopa) de bicarbonato de sódio

Preparo

Numa tigela, coloque o fermento + açúcar + 1/2 xícara (chá) de água morna + 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.
Misture bem e deixe descansar tampado, por 15 minutos para fermentar.
Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos.
Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca).
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 1 hora, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno).
Em seguida, em uma superfície levemente enfarinhada pegue porções da massa e faça rolinhos de 2cm de diâmetro (como se fosse fazer nhoque)
Enrole as tiras e modele-as no formato de pretzel.
Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato.
Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada).
Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.

Dicas-


Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora, é essencial que seja banhado na água com bicarbonato.
- Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
- A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).
- Seguindo direitinho a receita, os pretzels ficam iguais aos vendidos nos shoppings (para uma melhor idéia do formato, aconselho que observem como eles fazem nesses shoppings)

Pincele manteiga quando desligar o forno e passe-os em açúcar, ou açúcar e canela, pode colocar açúcar com essência do sabor desejado, ou coloque orégano (versão salgada), também pode-se banhar no chocolate, fondant, etc...

Um comentário:

  1. nossa, eu já fui uma das moças que fica dando pedacinhos de pretzels de graça kkkk, portanto já sei fazer o formato, vou fazer sua receita que deve ser ótima, obrigada por compartilhar, vou fazer os donuts tb que é meu vício do momento hummmm bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...