sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Receita de Pudim de Natal (Christmas Pudding)

Receita de Pudim de Natal (Christmas Pudding)

Fonte da imagem: newgourmetrecipes.com
oba!

Esse é um doce inglês de natal tradicionalíssimo.
Eu sei que por questões técnicas e/ou financeiras, fazer essa sobremesa de natal não é uma tarefa fácil para quem vive no Brasil, mas de qualquer forma vale a pena levar ao conhecimento mais uma receita interessante desse nosso mundão ;-)
A associação do pudim de ameixa com o Natal retrocede à Inglaterra medieval com o decreto da Igreja Católica Romana de que o pudim "deve ser feito no domingo 25, após a Trindade, que deve ser preparado com 13 ingredientes para representar Cristo e os 12 apóstolos, e que todos membros da família devem dar uma mexida na massa durante a preparação, um de cada vez, de leste a oeste para homenagear os Reis Magos e sua jornada suposta nessa direção "

Ingredientes

375g de passas, picadas
- 375g de sultanas (passas claras)
- 250g de cassis vermelho
- 200g de damascos secos, picados
- 150g de ameixas secas sem caroço, picadas
- 3/4 de xíc. de cognac
- 1/4 de xíc. de licor de gengibre ou refrigerante de gengibre
- 1/2 xíc. de geléia de cassis preto
- 1 colh. (sopa) de canela em pó
- 1 colh. (sopa) de noz-moscada em pó
- 1 colh. (sopa) de tempero misto (canela + cravo + anis + noz moscada, etc)
- 4 ovos, à temperatura ambiente
- 250g de manteiga, derretida, esfriada
- 1 xíc. de açúcar mascavo
- 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
- 1/2 xíc. de farinha com fermento
- 1 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
- chantilly, para servir

Preparo
  1. Em uma tigela, coloque as frutas secas + cognac +  licor + geléia + especiarias. 
  2. Misturar bem. Cobrir. Repousar durante a noite, mexendo ocasionalmente.
  3. Unte com manteiga derretida uma forma de pudim com capacidade para 2~2,5 litros . Leve à geladeira por 15 minutos. Pincele com manteiga novamente. Forre a forma com papel manteiga.
  4. Bata os ovos + manteiga. Adicionar a mistura de frutas + açúcar. Polvilhe as farinhas + bicarbonato de sódio sobre a mistura de frutas. Mexa com uma colher de madeira para combinar. Coloque a massa homogênea com uma colher dentro da forma de pudim já preparada.
  5. Corte uma folha grande de papel alumínio e uma folha grande de papel manteiga.Coloque o papel manteiga sobre o papel alumínio. Faça uma prega no centro.Coloque as folhas sosbre o pudim, com o papel manteiga virado para baixo (em contato com o pudim).  Amarre tudo com barbante.
  6. Coloque um pires sobre a base de uma panela grande e funda. Coloque a forma de pudim sobre o pires. Despeje água quente na panela, cobrindo 2/3 da forma de pudim . Cubra com uma tampa bem firme. (Como se fosse uma forma de banho-maria). Deixe ferver. Reduza o fogo para bem baixo. Cozinhe por 5 horas. Retire o pudim da água. Repousar por 30 minutos. Desenforme em um prato com cuidado. Sirva com chantilly. Como alternativa, deixe esfriar completamente, e guarde.
  7. Pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...