quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Receita de Cerveja de Gengibre Caribenha

Receita de Cerveja de Gengibre Caribenha

Fonte da imagem: seriouseats.com
refrescante!

Essa receita vem direto do caribe e é bem popular na Jamaica ;-)
Essa bebida pode ser feita com variações, podendo ser adicionados ingredientes como cravo-da-índia :-)

Rendimento: aprox. 5 litros

Ingredientes

- 250g de gengibre
- 2 limões
- 15g de cremor tártaro
- 1 kg de açúcar
- 4,8 litros de água
- 1/2 colh. (sopa) de levedura de champagne  (pode substituir por uns 200ml de Bichinho do Gengibre ou Kombucha)

Preparo

Descasque o gengibre e rale em fininho.
No pote de vidro ou garrafa onde a bebida vai descansar, coloque o gengibre ralado + os limões fatiados + cremor tártaro + açúcar.
Ferva a água (exceto 1 xíc.) e despeje aos poucos, com cuidado dentro do pote onde está a mistura com gengibre e mexa bem.
PS: se quiser que a bebida fique com uma cor mais interessante, derreta o açúcar na panela e despeje a água por cima até dissolver.
Em um copo em separado, coloque a levedura e dissolva em 1 xíc. da água morna e deixe até borbulhar. (se for usar a levedura, caso contrário ferva e coloque toda a água no pote).
Quando a mistura de gengibre com água tiver esfriado, adicione a água com a levedura e misture tudo muito bem. (se for usar o bichinho do gengibre ou o kombucha, pode adicioná-los diretamente no líquido frio e misturar).
Feche o recipiente hermeticamente e deixe descansar por 2 dias longe do sol (caso comece a gaseificar demais, vá abrindo a tampa de tempos em tempos para o pote dar uma "arrotada").
Coe a bebida e coloque nas garrafas definitivas.
Deixe na geladeira para ficar bem geladinho e consuma em no máximo 1 semana.
Pronto!

PS: devido ao processo de fermentação, a bebida vai possuir teor alcoólico, mas ele é bem baixo, em torno de 0,5%.

2 comentários:

  1. É possível aumentar o teor alcoólico, deixando a mistura fermentar por mais tempo sem prejudicar a validade do produto final?
    E no caso do gengibre, é possível substitui-lo por outro ingrediente, como abóbora por exemplo?

    Adorei a receita, e estou super empolgado por poder tomar uma cerveja com ingredientes que eu sei que são naturais, e que podem ate ser frescos, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem outras bebidas que usam ingredientes diferentes na fermentação, como cevada, beterraba... creio que seria possível com abóbora, só não sei se o gosto iria ficar bom.. mas nesse caso eles usam esse preparado fermentado de gengibre que é bem tradicional... o teor alcoólico aumenta se deixar mais tempo sim... mas por se tratar de fermentação caseira, sem sulfetos, etc... eu não recomendaria estocar porque o processo de fermentação não vai parar... melhor consumir em 4 dias, no máximo 1 semana, guardando na geladeira

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...