Receita de Rocambole com Sementes de Papoula "Рулет с Маком"

Receita de Rocambole com Sementes de Papoula "Рулет с Маком"
















"esse eu recomendo"
Ingredientes

Massa

- 4 xíc. de farinha de trigo
- 11 g (+- 2 colh. (chá)) de fermento biológico seco (p/ pão)
- 1 xíc. de leite
- 3 colh. (sopa) de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 colh. (chá) de sal
- 1 pacotinho de açúcar de baunilha
- 50 g (+- 2 colh. (sopa)) de manteiga

Recheio
- 200g de sementes de papoula
- 3 e 1/2 colh. (sopa) de manteiga
- 1/2 xíc. de açúcar
- 1 xíc. de mel
- 1 colh. (chá) de raspas de limão (opcional)
- essência de amêndoas















Preparo





Misture o fermento com 1 colh. (sopa) de açúcar + 2 colh. farinha e 1/2 xíc. de leite. Deixe quieto uns 15 min. para virar uma esponjinha.







Em uma tigela grande coloque o resto da farinha + sal + o resto do açúcar + resto do leite + os ovos







+ açúcar de baunilha + manteiga + esponginha que você fez com o fermento.







Misturar até ficar homogêneo, e sovar bem a massa. Deixar crescer num lugar morno coberto com um pano seco até crescer bem (+- 1 h).




Recheio

Colocar as sementes de papoula na água e ferver 30min., remover a água (coloque numa peneira grande com buracos pequenos e deixe escorrendo uns 30 min.). Adicione o açúcar, a manteiga derretida, o mel, a essência de amêndoas, raspas de limão (e pode colocar uva-passa, damasco picado p: variar se quiser).




Quando a massa tiver crescida, divida em duas partes. Cada uma é um rocambole.







Coloque farinha na bancada, abra cada pedaço de massa e espalhe o recheio por toda superfície. Pode enrolar os rocamboles.





"Fazer uns piques com uma tesoura em um dos rocamboles, de acordo com a foto... e o outro rocambole, cortar com faca, mas não totalmente e dar uma empurrada (fatias intercaladas)- isso é opcional".
Pincelar manteiga derretida e assar no forno a 180ºC durante 20-30 min., até ficar dourado. No final pode aumentar o fogo um pouco para dar uma casquinha.






Tirando do forno, pincelar de novo com manteiga imediatamente e deixar esfriar.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse rocambole é uma delicia, ja comi muito feito por uma pessoa húngara e a semente se compra no mercado Municipal. Eu ja fiz tambem fica muito bom e é fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  3. Esse rocambole é uma delicia, ja comi muito feito por uma pessoa húngara e a semente se compra no mercado Municipal. Eu ja fiz tambem fica muito bom e é fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  4. Esse rocambole é uma delicia, ja comi muito feito por uma pessoa húngara e a semente se compra no mercado Municipal. Eu ja fiz tambem fica muito bom e é fácil é fazer.

    ResponderExcluir
  5. Lembra a minha infância, sempre a tia Piruska ( Pierina) fazia em todas as datas importantes. Principalmente no final de ano. Saudades. Tbm dos doces rachados de maçã com ameixa e os doces Húngaros.

    ResponderExcluir
  6. Essa receita é ótima, nós fazemos sempre em casa, lembra muito bem os rocamboles que nós comemos na Hungria, em toda viagem que alguém faz eu peço semente de papoula, as vezes quando tem compra em São Paulo na casa Zilana.

    ResponderExcluir