O Mistério do Marzipan

O Mistério do Marzipan

"O marzipan é um doce que teve origem no oriente, mas que é muito popular pela europa (os alemães que o digam)"

Geralmente, esse doce é feito com uma proporção de 1:1 de amêndoas para açúcar de confeiteiro + especiarias. É possível encontrar várias receitas diferentes pela internet, inclusive algumas originais de 1886, mas nada se compara ao que eu vou descrever agora.


Ontem, eu tive a oportunidade de visitar uma cidade alemã que se chama Lübeck.
Essa cidade é mundialmente famosa por causa de um produtor de marzipan muito especial.
Antigamente, só os químicos tinham permissão para preparar o marzipan, mas depois de uns bons anos, a sua produção foi liberada para os simples mortais fabricarem.
Há uns 200 anos apareceu um cabra safado que abriu uma tendinha no mercado de Lübeck (Alemanha) e começou a vender um marzipan muito gostoso, que não era tão doce.
A receita deu certo, está guardada a sete chaves e a mesma familia até hoje produz o mesmo marzipan com a receita original.
Conto o milagre e mostro o santo:
a loja é essa Niederegger, no site tem até loja online
http://www.niederegger.de/en
eu fui nessa loja e to me explodindo de comer esse marzipan até agora... (PS: o comprado é xixi de gato em comparação com esse).
Mas, voltando à receita do marzipan....
Lá para cima, no começo do texto, eu disse que as receitas de marzipan obedecem a proporção de 50% de amêndoa para 50% de açúcar de confeiteiro + especiarias.
O marzipan de Lübeck tem 90% de amêndoas e SOMENTE 10% de açúcar + especiarias.

Ninguém sabe a receita do danado, mas pesquisando diversas receitas antigas e contemporâneas, etc etc... como eu sou um monstrinho..heheh
Eu formulei uma receita do "Marzipan de Lübeck Genérico", que ainda precisa de algumas adaptações, mas que eu passo aqui em primeira mão... e depois de alguns testes extras, vou renovar e colocar a "receita pirata definitiva".


Marzipan de Lübeck Genérico


Ingredientes


- 100g de farinha de amêndoas doces (quanto mais fina melhor)
- 2 colh. (sopa) de açúcar de confeiteiro (ou impalpável)
- 1 colh. (sopa) de água de rosas
- 1 colh. (chá) de essência OLEOSA de amêndoas amargas
- 1 colh. (chá) de essência OLEOSA de laranja
- 1 colh. (sopa) de água

Preparo


Bata as amêndoas em um processador até virar uma farinha bem fininha.
Em uma tigela, coloque a farinha de amêndoas + água de rosas + essência de amêndoas amargas + essência de laranja + açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável).
Misture com uma colher até ficar meio homogêneo. Coloque a tigela em banho-maria (não pode ser muito quente) e vá mexendo os ingredientes.
Eles vão começar a adquirir consistência.
Coloque, aos poucos, a colher de água e vá mexendo com as mãos, até a mistura formar uma massinha. (se precisar coloque mais um pouquinho de água). Modele no formato que desejar (eu gosto no formato de barrinha, como na foto e depois corto em fatias com uma faca), pode pintar com corantes alimentícios, banhar no chocolate, etc.
É bom colocar em um plástico filme para não ressecar.

Pronto!

13 comentários:

  1. olá ,achei esse comentario o máximo,adoro marzipan e essa cidade é mmo famosa;tem a filha de uma amiga q esteve lá esse ano pois ia morar lá ,só q acabou não dando certo mas o namorado dela deve ter trazido uns pacotinhos. em todo caso vou tentar fazer esse generico,vai q dá certo .un abraço Isabel

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela receita, mas onde posso adquirir a agua de rosas e as essencias oelosas?
    Um abraco, Monica

    ResponderExcluir
  3. a água de rosas você acha em loja de produtos árabes... se você morar em sp, vc pode achar no empório sírio da rua abdo schaim, na 25 de março...
    as essências (se for oleosa melhor.. mas pode usar da normal.. só q vai ter q colocar um pinguinho de óleo p/ dar o ponto)
    essas essências vc acha em lojas que vendem produtos p/ confeitaria, padaria, festas, etc ;-)

    ResponderExcluir
  4. Adoro marzipan e agradeço muito por sua receita.
    Grande abraço.
    Yara Ferreira Garcia
    y_fgarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite,

    Como faço para encontar a essência oleosa de amendoas amargas e laranjeira. já procurei na net toda e não acho. E tem tambem a agua de rosas. Conhece alguma loja virtual que tenha?

    Aguardo anciosa sua resposta.
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente em lojas especializadas, vá para as ruas de um belo passeio, conheça o mundo, e boas compras

      Excluir
  6. Boa tarde Silvia,

    A Agua de rosas vc encontra no site: www.cellena.com.br

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia, ao invés de essência, procure por EXTRATO de amêndoas e laranjeira..provavelmente em lojar de produtos naturais ou em lojas de fitoterápicos, aromaterapia, etc..
    A água de rosas você encontra geralmente em lojar de produtos sírios, árabes, indianos ou lojas de produtos para confeitaria...
    Em São Paulo eu sei que tinha no Empório Sírio, que fica na Rua Comendador Abdo Schahin, perto do mercado municipal da 25 de março...

    ResponderExcluir
  8. Bárbara, sou maluca por marzipan e vou fazer essa receita sem açúcar, com stevia forno e fogão.
    Tenho uma dúvida sobre a essência oleosa de amêndoas amargas, porque li que é tóxica, por conter cianureto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita... dessa eu não sabia... na alemanha vende no mercado, não sei se é a mesma..rsrs

      Excluir
    2. A quantidade de substância tóxica é baixa, na Suécia usam 1 amêndoa amarga para cada 100g de amêndoas doces, ela é só para dar mais sabor.

      Excluir
  9. Prezada Bárbara, ouvi dizer que a glucose retardaria o estado saudável do marzipã para consumo por até 3 semanas, voce tem a dica para prolongar o marzipã. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Bárbara! Em 2021, estava à procura de uma boa receita de maçapão Lübecker (escreveu algo sobre isso no seu blogue em agosto de 2010 e deu uma receita). Indicou que ia desenvolver outra receita pirata definitiva. Pode dizer-me se já chegou a esse ponto e, em caso afirmativo, pode enviar-ma? Ficaria muito agradecida! Helene Habets, dos Países Baixos, endereço eletrónico: helene.habets@freeler.nl

    ResponderExcluir