Receita de Chás Emagrecedores

Receita de Chás Emagrecedores


Fonte da imagem: mdemu,her.abril.com.br
muito bom!!!

Os chás emagrecedores auxiliam no emagrecimento porque possuem algumas características:
- ajudam a saciar a fome e ansiedade
- aceleram o metabolismo (termogênicos)
- aliminam o excesso de líquidos (diuréticos)
- ajudam o movimento do trato intestinal (laxantes leves)
- desintoxicantes

Fonte da imagem: visib.com

Combinar ervas termogênicas, desintoxicantes e diuréticas em um único chá ajuda a emagrecer até  6 kg em um mês

De modo que, um chá que tenha uma combinação de ervas com essas propriedades, irá ajudar um monte e acelerar o processo de emagrecimento, especialmente se você tem hábitos alimentares saudáveis e pratica exercícios físicos.

Exemplos de ervas de cada um desses grupos, que você pode misturar 1 de cada grupo para fazer chás emagrecedores muito bons:


Grupo Diuréticas: fim da retenção hídrica
A ação destes encontra-se no combate a retenção de líquidos. Atuam nos rins e na glândula supra-renal, inibindo um hormônio chamado coristona, que impede a perda de peso.
Opções: Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona), Dente de leão, Abacateiro, Sabugueiro.

Grupo Digestivas
Contra a prisão de ventre, a ação destas são provocadas por ervas que também procuram melhorar a regular as atividades do fígado.
Opções: Cáscara- Sagrada, Chapéu-de-couro, Zedoária, Hibisco, Psilium, Fucus.

Grupo Desintoxicantes: 
ação limpeza
Eliminar substâncias tóxicas através da urina, suoe, ou fezes, é o principal objetivo de tais ervas, que captam toxinas responsáveis por desequilibrar as funções das células e ocasionam um aumento de peso.
Opções: Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim -cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis) 
Alfafa, Bugre, Chá-verde, Salsaparilha.

Grupo Calmantes
Para acalmar a ansiedade, estas poderosas ervas interferem no sistema nervoso, trazendo sensações de tranquilidade e calma, o que evita compulsão.
Opções: Alecrim, Capim-Limão, Hortelã, Melissa, Camomila, Jasmin, Mulungu.

Grupo Termogênicas: efeito queima-gordura
Elas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol.
Opções: Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).


Grupo Emagrecedores
O objetivo destas ervar é facilitar o emagrecimento, atuando no fígado, rins e intestino, regulando as atividades destes, e acelerando o metabolismo. Ajudam no processo de quebra de lipídios.
Cuidado: Algumas dessas ervas pode ter efeito laxativo.
Opções: Alfafa, Cavalinha, Cana-do-brejo, Carqueja, Capim-Limão, Graviola.

Uma observação para o sucesso da dieta: mantenha o mesmo mix de ervas por três dias. "As plantas precisam desse tempo para que possam agir de maneira eficiente no organismo e, então, acelerar o emagrecimento", orienta Vanderli. Depois, mude a combinação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade. Então, coloque a água para ferver e elimine o excesso na cintura!

8 Boas Combinações

Fonte da imagem: patriciadavidson.com.br

Se tiver dúvida na escolha das ervas, siga as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo

1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.

2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.

3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.

4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.

Preparo

Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo:

Coloque as ervas (1 colh. (sopa) de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colh. (sobremesa)) em um recipiente de vidro ou porcelana. 
Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. 
Em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas.
Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. 
Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.

Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fitoquímicas e deixa de promover os efeitos esperados.



6 - Chá de 9 Ervas

Sem contraindicação,. ajuda a perder peso, controla o apetite, o colesterol, além de ser diurético. A recomendação é que seja tomado três vezes ao dia, antes das refeições

Ingredientes

- 50 mg de Centella Asiática 
- 80mg de Melissa Officinalis
- 100mg de Espinheira-santa
- 50mg de Cássia
- 40mg de Alcaçuz
- 100mg de Passiflora
- 80mg de Boldo
- 50mg de Dente-de-leão
- 80mg de urva usi. 

Preparo

Ferva 3colh. (sopa) da mistura das ervas e, 1 litro de água. 
Coe e acrescente gotas de limão e coloque na geladeira.
Pronto!

7- Chá Emagrecedor de Abacaxi com Laranja


Fonte da imagem: embracbt33.blogspot.com


Um ótimo chá para emagrecer mais rápido é o chá de gengibre e carqueja com abacaxi e laranja, pois ele aumenta o gasto calórico, sacia o apetite e ajuda a desinchar o organismo.

Ingredientes

- 1 litro de água
- casca de 1/2 abacaxi
- casca de 1 laranja
- 1 colh. (sopa) de carqueja
- 1 colh.. (sopa) de gengibre

Preparo

Ferva todos os ingredientes com excessão da carqueja por 3 minutos, desligue o fogo e só depois acrescente a carqueja. Tape por cinco minutos, coe e beba a seguir, sem adoçar.
Pronto!

PS: A carqueja possui propriedades diuréticas e laxantes auxiliando no processo de emagrecimento, a casca do abacaxi é rica em fibras diminuindo o apetite e a casca da laranja e o gengibre aumentam o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia mesmo parado. Além disso este chá é rico em vitamina C que fortalece o organismo, e auxilia no combate às doenças do fígado, tendo aroma e sabor agradáveis.
Pode-se beber até 1 litro deste chá por dia, entre as refeições. Mas para alcançar melhores resultados, recomenda-se fazer dieta e exercícios regularmente.

8- Chá Emagrecedor de Gengibre


Fonte da imagem: tavolacalda.com.br

Ingredientes

- 5 cm de raiz gengibre
- ½ litro de água
- 1 pitada de noz moscada
- 4 cravos-da-índia
- ¼ de limão
- 1 canela em pau


Preparo

Prepare um suco de gengibre e limão, depois o adicione em um recipiente com a água e os demais ingredientes. Ferva o chá por alguns minutos e com isso ele estará pronto para o consumo.
Pronto!

5 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se no chá de abacaxi com laranja o gengibre é a raiz ou o pó???

    ResponderExcluir
  2. bárbara, no meu chá de gengibre eu descasco ele, fatio e dou uma amassada nos pedaços... depois deixo de molho na água quente. Esse outro chá é com gengibre ralado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que tanto faz.. eu ralo porque daí precisa usar menos, porque fica mais forte, extrai todo suco dele :-)

      Excluir
  3. Nossa! Quantas receitas. E algumas totalmente novas pra mim. Mas agradeço por compartilhar. Conhecimento deve ser repassado. As receitas que eu conheço e uso pode encontrar nesse website. Vale a visita.

    ResponderExcluir